“Eu sou apaixonada por plantas e flores. E é dificil imaginar um casamento ou um evento sem nenhum detalhe que não seja colorido e enfeitado por eles.

O cheiro e as cores enchem os olhos e deixam qualquer lugar mais bonito e aconchegante. Estamos muito acostumados a sempre usar e pensar apenas em flores para decorar nossas festas. Mas as plantas também são uma ótima opção para decorar os espaços.

Quando se utiliza flores para a decoração de casamentos e outros eventos, elas ficam maravilhosas, mas ela duram apenas algumas horas (ou até alguns dias). Já as plantas podem durar muito mais tempo. Acho que isso é uma vantagem quando você for pensar na forma como vai decorar o seu espaço.As plantas de vaso em eventos além de estarem na moda, tem um custo x benefício maior do que as flores. Há ainda a questão da sustentabilidade.Escolhemos algumas plantas que consideramos fáceis de cuidar, baratas e que vão deixar seu casamento bem verde:

Samambaia

A samambaia foi moda durante os anos 70/80 e caiu em desuso nos 90, podemos dizer que virou brega. Nos últimos anos, é notável o retorno dela não só para a decoração de ambientes residenciais e comerciais, bem como para eventos. O custo x benefício da samambaia é ótimo, preenche bem o espaço e há a opção de mesclar com variedades de espécies, as mais comuns são: americana, paulista, chorona e renda-francesa.

Suculentas

Podem ser usadas no buquê da noiva, na lapela dos padrinhos e do noivo, como decoração nas mesas e até como lembrancinha. As Suculentas são plantas fáceis de cuidar e que exigem pouca manutenção, são mais de 1000 tipos de espécies com cores e formatos diferentes. Uma boa opção para quem gosta de flores mas quer inovar, são as suculentas com formato de flor, sendo a mais comum do tipo Echeverias. Eu recomendo você variar espécies diferentes para fazer uma composição entre elas, fica super bonito!

Costela-de-Adão

Sem dúvida é a planta da moda. Se você é uma pessoa antenada já viu em estampas, roupas, almofadas e obviamente em revistas de decoração. A Costela é uma planta de sombra, sua folha recortada marca presença onde estiver. É comum ver essa trepadeira na frente de casas modernistas ou em salas espaçosas. Se você vai casar e gosta de algo diferente, eu apostaria nessa planta. E além do mais, você pode levar uma para a sua casa nova!

Dinheiro-em-penca

 O nome já diz tudo, atrai fortuna. Para quem acredita na simbologia das plantas ou mesmo acha a planta bonita, porque não fazer essa escolha? A planta é chamada de dinheirinho também, a composição entre samambaias e dinheirinhos pendurados ou mesmo em pedestais, é inovador.

Espada-de-São-Jorge ou Santa-Barbara

Sim, é essa mesmo, tem na casa da sua avó e na casa da sua mãe. Praticamente todas as pessoas que gostam de plantas, tem uma dessa em casa. Você vai me perguntar, mas por quê? Aqui no Brasil, a simbologia da Espada é trazer proteção para casa e além do mais, as cores são super bonitas. De certa forma, é uma planta dificílima de matar e que se propaga rapidamente. A escolha da Espada foi devido ao seu formato característico, que em combinação com as outras plantas vai transformar seu casamento em uma pequena floresta. ”

(Texto por Mariana Alves Fotografia – www.maririalves.com.br)